domingo, 21 de junho de 2015

Retiro de Lideranças


Nos dias 5, 6 e 7 de junho a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Aracaju realizou um Retiro para Lideranças.  Pela primeira vez, nessa nova etapa da PJ na arquidiocese, jovens de diversas paróquias se reuniram um final de semana inteiro para rezar juntos, refletir e debater sobre a realidade dos nossos grupos de jovens e a evangelização da juventude.  Nesse encontro os jovens foram norteados pelo tema, “Grupo de jovens: olhando a realidade e vivendo a identidade”; animados pelo lema, “os discípulos na companhia do mestre aprenderam a realizar a missão” (Papa Francisco); e iluminados pela passagem, “todos os que abraçaram a fé eram unidos e colocavam em comum todas as coisas”. (Atos 2, 44). Contando com a participação e assessoria de Murilo Rebouças, representante do Regional Nordeste 3 na coordenação nacional da PJ.
A sexta-feira a noite começou com um momento de mística e oração conduzido por Moisés Lima, articulador da Pastoral da Juventude do Brasil (PJB) na região pastoral 2 do regional nordeste 3. Logo depois Murilo teve o seu primeiro momento de fala, baseando-se na pergunta “Quem somos e onde estamos?”. Encerrando como começou, a noite foi fechada por um momento de mística com Moisés.
Além dos momentos de oração e reflexão da Palavra de Deus, o sábado pela manhã e pela tarde, foi marcado por quatro momentos de formação conduzidos por Murilo, sendo estes:
- Em que contexto estamos inseridos?
- Que sociedade sonhamos?
- Qual a importância do grupo e como ele colabora no crescimento pessoal e de comunidade?
- O que é um grupo de jovens e qual sua importância para a Pastoral da Juventude?
A noite, para encerrar a programação do sábado, houve uma missa celebrada pelo Padre Manoel Barbosa, vigário geral da Arquidiocese de Aracaju.
O domingo foi iniciado com uma oração matinal, relembrando a importância do grupo para a caminhada do jovem. Em seguida, os jovens realizaram uma partilha das realidades vivenciadas nos seus respectivos grupos, paróquias e vicariatos e no que a PJ poderia ajuda-los no trabalho com a evangelização da juventude, sendo os grupos de jovens da Arquidiocese de Aracaju pensando os próximos passos da evangelização.
Depois de uma pausa para o lanche, todos voltaram ao salão, para discutir o último ponto do encontro “Construindo o subsídio: eu quero mais de que? É hora de partilhar sobre tudo que vimos e ouvimos.”. A proposta do ultimo ponto foi de analisar os momentos do retiro e a partir daí lançar uma proposta, a elaboração de um subsidio, auxiliando assim os grupos nesses passos em conjunto. Encerrando a programação, um momento de oração, que valorizou e constatou vários pontos que envolvam grupos de base e mostrando o quão essencial é passar o máximo do que foi aprendido.

Foram feitos alguns comentários sobre o encontro e eles seguem abaixo:
- Maria de Fátima, coordenadora do COR JOVEM, Capela Divino Espirito Santo, Paróquia Santo Antônio, Bairro Santo Antônio, “Retiro da PJ em junho de 2015 A partilha foi constante, onde cada jovem desabafou a sua dificuldade e deixou a sua mensagem encorajando uns aos outros, Tudo foi feito com muita simplicidade e de forma grandiosa agradou a nós jovens, cada momento será inesquecível, desde a ornamentação as belas canções que aprendi, além das pessoas maravilhosas que conheci!”
- Pedro Gonzaga, coordenador do grupo Geração Franciscana, da Paróquia São Francisco de Assis, Inácio Barbosa. “Em primeiro lugar, eu quero agradecer a Deus por ter me dado a graça de participar do retiro da PJ, e depois é claro agradecer a todos da coordenação arquidiocesana por toda a acolhida e gratidão para comigo, de um modo especial ao meu amigo Felipe Gonçalves, por ter me ajudado a resgatar o grupo da minha paróquia(São Francisco de Assis), grupo este que participou do Retiro. Saibam que aproveitei cada momento do retiro, vocês foram fantásticos ao falarem das causas sociais, do extermínio aos jovens, da redução da maioridade penal. Parabéns por todo o trabalho, que Deus abençoe cada um de vocês e contem comigo sempre.” 
- Crislaine Araujo, coordenadora do grupo Alpha, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Farolândia. “Esse retiro foi muito bom em todos os aspectos, pois foi pensado e montado para atender seu objetivo principal, é tenho certeza que atendeu a cada dificuldade de cada grupo de jovens desde os mesmos que irão iniciar um grupo. Contudo foi nele que aprendi a lidar com os meus jovens, pois um dos pontos, mas importante do retiro foi as partilhas de vários grupos cada um com sua realidade e foi nessas partilhas que conseguiremos retirar os erros e copiar os acertos, de como lhe dar com cada jovem em meu a cada um com suas diferenças. A PJ está de PARABÉNS!!!”
- Vinicius Loureiro, grupo de jovens Fraternidade Jovem Segue-me, Santuário de Nossa Senhora Aparecida, Bairro Bugio e membro da coordenação da PJ no Vicariato São Marcos, “Nos dias 5,6 e 7 de Junho, podemos estar juntos com jovens de diversas localidades de Sergipe, pudemos transmitir e adquirir conhecimentos sobre as diversas realidades existentes nos grupos de jovens. Todos momentos tratados com seriedade sem esquecermos do nosso lado jovem. Espero que as experiências sejam adquiridas e transmitidas aos demais jovens dos grupos representados no retiro, pois juntos podemos fazer a diferença!”
- Bruna Lanny, grupo de jovens Maria Porta do Céu, Paróquia Nossa Senhora de Lurdes, Bairro Siqueira Campos), “Há alguns dias tive a oportunidade de participar de um retiro para lideranças organizado pela Pastoral da Juventude. Foi meu primeiro contato concreto com tantos coordenadores de grupos jovens do Estado. Devo dizer que meu coração está em festa, pois ao vê-los percebi que não estou sozinha nessa caminhada, e muitos outros jovens como eu, com sonhos, dificuldades e receios, também abraçam essa missão. Além disso, pude perceber que mesmo em nossa pluralidade, pregamos o mesmo ideal, e levamos no peito o mesmo Cristo Ressuscitado.
Por isso digo: Avante, irmãos! Temos Jesus por nós, e não vamos esmorecer! O que aprendi com vocês levarei em meu coração e partilharei com os meus.
Que Deus nos conceda a graça de sermos jovens alegres, mas que levam a missão com seriedade. Jovens que lutam, mas cuja arma é a Palavra de Deus. Jovens com coração de criança, mas maduros e conscientes de nossa grande responsabilidade.
Que a virgem Maria, que é Porta do Céu, nos anime a também reafirmar nosso "sim" a Deus.”




















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário